6 dicas para redução no uso de papel na instituição de saúde
Promover a redução no uso de papel, não é só pensar na economia, mas em promover um mundo melhor para todos.
A sustentabilidade tem feito parte do dia a dia de muitas empresas e isso não difere com as instituições de saúde. Promover a redução no uso de papel, não é só pensar na economia, mas em promover um mundo melhor para todos.
A redução no uso de papel é uma prática que aumenta a produtividade da sua equipe no hospital e agiliza vários processos internos, principalmente quando falamos do setor financeiro. No entanto, o que fazer para reduzir esses papéis?
Neste post, listamos 6 dicas sobre o assunto. Se você se interessou em conhecê-las, continue com a leitura e aprenda tudo com a Green Soluções!
1. Invista em um projeto de redução no uso de papel
Crie um projeto com metas e recompensas para incentivar os colaboradores a reduzirem o uso do papel. Estabeleça critérios e evidencie os resultados. Desta forma, todos vão acompanhar as metas cumpridas. Use a criatividade e promova ações que mostram a importância da sustentabilidade. Premie as equipes do financeiro que usarem menos papéis em suas salas.
2. Aposte na digitalização de documentos
Contrate uma empresa que possa digitalizar os documentos impressos do hospital. Você sabe que a maioria das informações e dos procedimentos pode ser realizada por vários dispositivos. Além disso, transformar seus documentos em arquivos digitais os tornam mais seguros e evita a perda e a deterioração das informações mais importantes.
3. Reutilize os papéis que puder
Outra dica importante para a redução no uso de papel é você reutilizá-lo. Sabe aquela impressão que saiu errada? Que tal fazer desta folha um bloco de rascunho? É uma solução inteligente para o papel que ia para o lixo. No caso de impressões de documentos importantes e sigilosos, você poderá mandá-los para a reciclagem.
4. Faça contratos digitais
A tecnologia está aí para te ajudar em toda a gestão financeira do hospital. Então, que tal investir nos contratos digitais? Você pode contratar uma empresa que oferece esse tipo de serviço por meio de um software. Com este tipo de contrato você faz a indexação integrada ao software de contratos e até de fornecedores. Além disso, pode fazer a gestão digital dos contratos.
5. Digitalize as notas fiscais
Quem trabalha com o financeiro do hospital, mexe com notas fiscais. Não tem nada mais estressante do que procurar notas fiscais e perder tempo, não é verdade? Ao digitalizar as suas notas, você implanta regras para o processo de pagamentos de fornecedores.
Consegue capturar automaticamente todo o conteúdo da nota fiscal com aplicação de OCR total e alimenta o sistema de contas a pagar. Tudo isso com poucos cliques e segundos usando um sistema de computador.
6. Crie uma consciência sustentável
Por meio de ações como palestras sobre a redução no uso de papel, você pode criar uma consciência sustentável. Converse com a equipe administrativa do hospital e sugira palestras com especialistas em sustentabilidade. É importante que as pessoas entendam que reduzir o papel no ambiente de trabalho é uma responsabilidade de todos!
Viu como é fácil reduzir o uso de papel no hospital? Agora que você já sabe o que fazer, comece com a digitalização dos documentos mais importantes. Invista em sustentabilidade, evite perdas financeiras e colabore para um ambiente de trabalho melhor!