GED: conheça a gestão eletrônica de documentos
A tecnologia mudou a forma das pessoas trabalharem e isso inclui a área da saúde. Saiba como funciona o sistema GED.
A tecnologia mudou a forma das pessoas trabalharem e isso inclui a área da saúde. Através de uma gestão eletrônica de documentos você atualiza e arquiva tudo que precisa.
Entretanto, se você deseja saber como funciona o sistema GED, continue lendo o nosso artigo. Nele, você conferirá várias informações sobre o assunto. Acompanhe!
O que é gestão eletrônica de documentos?
A gestão eletrônica de documentos (GED) ajuda a eliminar o uso de papéis na área da saúde. Ela remove os registros médicos em papel e os transforma em imagens eletrônicas.
Como funciona a gestão eletrônica de documentos?
Nesse sistema de gestão, os prontuários médicos eletrônicos são criados e as atualizações dos dados do paciente são feitas em tempo real.
Você também pode incluir informações de vários setores hospitalares. Elas poderão ser acessadas a partir da área de trabalho do usuário e de maneira segura.
Na gestão eletrônica de documentos, você tem um único portal para gerenciar informações médicas e registros antigos do paciente. O sistema é de fácil navegação e ajuda com o fluxo de diagnósticos e o tratamento do paciente.
Como funciona o sistema GED?
Como você já viu, o sistema de gestão eletrônica de documentos (GED) transforma documentos de papel em documentos digitais.
Todos os arquivos são tratados de modo que as incongruências sejam eliminadas e se tornem uniformes. Assim, a catalogação é feita da maneira adequada como também o armazenamento das informações.
Quais são as vantagens e benefícios da gestão eletrônica documental?
Conheça as vantagens da gestão eletrônica de documentos:
Facilita o cotidiano
Muitas vezes, as equipes que atuam nas instituições de saúde precisam das informações com urgência. A gestão eletrônica de documentos facilita o trabalho, pois com apenas alguns cliques, você terá as informações que precisa.
Organiza as informações
O GED é um software que apresenta soluções e te ajuda a controlar o fluxo de informações. Ele também otimiza o tempo, já que tudo que você precisa estará em um único lugar.
Reduz custos
Se o problema da sua instituição de saúde é reduzir custos, o GED também te ajuda com isso. Você economiza com papel, pastas de arquivos e aluguel de salas para a guarda de documentos.
Melhor qualidade do atendimento
Também podemos dizer que a gestão eletrônica de documentos melhora a qualidade do serviço prestado aos pacientes, pois agiliza todos os processos.
Ocupa menos espaço e armazena mais documentos
Com a gestão eletrônica de documentos, você ocupa menos espaço e armazena mais documentos, o que é importante para qualquer instituição de saúde.
Acesso simultâneo para os profissionais médicos
Imagine que um paciente está em cirurgia e a equipe médica precisa acessar o prontuário para saber quais os procedimentos já foram feitos para continuar o tratamento. Com o GED, os profissionais de saúde acessam os registros do paciente de qualquer lugar e de maneira simultânea. E essa capacidade de acessar as informações em vários sistemas permite que médicos e enfermeiros tenham uma imagem completa do histórico médico do paciente.
Captura e recupera eletronicamente as informações
A gestão eletrônica de documentos também captura e recupera as informações do paciente de forma eletrônica e de vários sistemas clínicos de confiança. O acesso eu aprimorado às informações, o que melhora o atendimento do paciente e reduz riscos.
Ajuda a eliminar o papel
Por último, a gestão eletrônica de documentos ajuda a eliminar o papel de setores como arquivo, rastreamento e recuperação de registros de papel.
Quais são os objetivos da gestão de documentos?
Veja os principais objetivos da gestão de documentos:
Encontrar a informação armazenada
Muitos colaboradores perdem tempo procurando dados dos documentos. Com um método preciso você localiza as informações (digitais ou físicas), aumenta a produtividade e reduz o tempo perdido.
Melhorar o uso das informações
É possível aproveitar documentos que têm determinados dados. Assim, você evita o que chamamos de retrabalho.
Preservar a memória da companhia
Uma boa gestão eletrônica de documentos preserva a memória da companhia. E como toda instituição tem a sua história, você poderá guardar atas, fotografias e protocolos que possam elencar,no futuro, o desenvolvimento cronológico da empresa.
O que é uma gestão de documentos open source?
Uma gestao de documentos open source é uma alternativa de sistema de gerenciamento eletrônico de documentos. Ela é rápida e prática.
Quais as diferenças de gestão arquivística e gestão eletrônica de documentos?
A gestão arquivística controla o ciclo de vida dos documentos, produz e gerencia documentos digitais, híbridos e analógicos desde sua produção até a destinação final sem perder a autenticidade dos documentos.
Já a gestão eletrônica de documentos utiliza recursos de software e hardware que armazenam, classificam e compartilham o acesso às informações impressas ou digitais dos documentos das instituições de saúde.
O que é gerenciamento eletrônico de documentos software livre?
O gerenciamento eletrônico de documentos software livre é feito por programas que são executados, compartilhados, modificados e aperfeiçoados. Esses programas são trabalhados por seus usuários livremente.
Como você viu neste post, a gestão eletrônica de documentos ajuda em vários processos da instituição de saúde. Agora você já sabe como o GED funciona, não é mesmo?