GED: conheça a gestão eletrônica de documentos

A tecnologia mudou a forma das pessoas trabalharem e isso inclui a área da saúde. Saiba como funciona o sistema GED.

A tecnologia mudou a forma das pessoas trabalharem e isso inclui a área da saúde. Através de uma gestão eletrônica de documentos você atualiza e arquiva tudo que precisa. 

Entretanto, se você deseja saber como funciona o sistema GED, continue lendo o nosso artigo. Nele, você conferirá várias informações sobre o assunto. Acompanhe!

O que é gestão eletrônica de documentos?

A gestão eletrônica de documentos (GED) ajuda a eliminar o uso de papéis na área da saúde. Ela remove os registros médicos em papel e os transforma em imagens eletrônicas.

Como funciona a gestão eletrônica de documentos?

Nesse sistema de gestão, os prontuários médicos eletrônicos são criados e as atualizações dos dados do paciente são feitas em tempo real.

Você também pode incluir informações de vários setores hospitalares. Elas poderão ser acessadas a partir da área de trabalho do usuário e de maneira segura.

Na gestão eletrônica de documentos, você tem um único portal para gerenciar informações médicas e registros antigos do paciente. O sistema é de fácil navegação e ajuda com o fluxo de diagnósticos e o tratamento do paciente.

Como funciona o sistema GED?

Como você já viu, o sistema de gestão eletrônica de documentos (GED) transforma documentos de papel em documentos digitais. 

Todos os arquivos são tratados de modo que as incongruências sejam eliminadas e se tornem uniformes. Assim, a catalogação é feita da maneira adequada como também o armazenamento das informações.

Quais são as vantagens e benefícios da gestão eletrônica documental? 

Conheça as vantagens da gestão eletrônica de documentos:

 

Facilita o cotidiano

Muitas vezes, as equipes que atuam nas instituições de saúde precisam das informações com urgência. A gestão eletrônica de documentos facilita o trabalho, pois com apenas alguns cliques, você terá as informações que precisa.

 

Organiza as informações

O GED é um software que apresenta soluções e te ajuda a controlar o fluxo de informações. Ele também otimiza o tempo, já que tudo que você precisa estará em um único lugar.

 

Reduz custos 

Se o problema da sua instituição de saúde é reduzir custos, o GED também te ajuda com isso. Você economiza com papel, pastas de arquivos e aluguel de salas para a guarda de documentos.

 

Melhor qualidade do atendimento

Também podemos dizer que a gestão eletrônica de documentos melhora a qualidade do serviço prestado aos pacientes, pois agiliza todos os processos.

 

Ocupa menos espaço e armazena mais documentos

Com a gestão eletrônica de documentos, você ocupa menos espaço e armazena mais documentos, o que é importante para qualquer instituição de saúde.

 

Acesso simultâneo para os profissionais médicos

Imagine que um paciente está em cirurgia e a equipe médica precisa acessar o prontuário para saber quais os procedimentos já foram feitos para continuar o tratamento. Com o GED, os profissionais de saúde acessam os registros do paciente de qualquer lugar e de maneira simultânea. E essa capacidade de acessar as informações em vários sistemas permite que médicos e enfermeiros tenham uma imagem completa do histórico médico do paciente.

 

Captura e recupera eletronicamente as informações

A gestão eletrônica de documentos também captura e recupera as informações do paciente de forma eletrônica e de vários sistemas clínicos de confiança. O acesso eu aprimorado às informações, o que melhora o atendimento do paciente e reduz riscos.

 

Ajuda a eliminar o papel

Por último, a gestão eletrônica de documentos ajuda a eliminar o papel de setores como arquivo, rastreamento e recuperação de registros de papel.

 

Quais são os objetivos da gestão de documentos?

Veja os principais objetivos da gestão de documentos:

 

Encontrar a informação armazenada

Muitos colaboradores perdem tempo procurando dados dos documentos. Com um método preciso você localiza as informações (digitais ou físicas), aumenta a produtividade e reduz o tempo perdido.

 

Melhorar o uso das informações

É possível aproveitar documentos que têm determinados dados. Assim, você evita o que chamamos de retrabalho.

 
Preservar a memória da companhia

Uma boa gestão eletrônica de documentos preserva a memória da companhia. E como toda instituição tem a sua história, você poderá guardar atas, fotografias e protocolos que possam elencar,no futuro, o desenvolvimento cronológico da empresa.

 

O que é uma gestão de documentos open source?

Uma gestao de documentos open source é uma alternativa de sistema de gerenciamento eletrônico de documentos. Ela é rápida e prática.

 

Quais as diferenças de gestão arquivística e gestão eletrônica de documentos?

A gestão arquivística controla o ciclo de vida dos documentos, produz e gerencia documentos digitais, híbridos e analógicos desde sua produção até a destinação final sem perder a autenticidade dos documentos.

Já a gestão eletrônica de documentos utiliza recursos de software e hardware que armazenam, classificam e compartilham o acesso às informações impressas ou digitais dos documentos das instituições de saúde.

 

O que é gerenciamento eletrônico de documentos software livre?

O gerenciamento eletrônico de documentos software livre é feito por programas que são executados, compartilhados, modificados e aperfeiçoados. Esses programas são trabalhados por seus usuários livremente.

Como você viu neste post, a gestão eletrônica de documentos ajuda em vários processos da instituição de saúde. Agora você já sabe como o GED funciona, não é mesmo?

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