Hospital digital: o que é e como se tornar um?
Você que é gestor de Tecnologia de Informação e atua dentro do hospital sabe o quanto é importante tornar essa unidade de saúde totalmente digital. Confira!
O hospital digital é uma realidade. A tecnologia avança de maneira acelerada no setor. Os sistemas de digitalização e informatização estão presentes no setor hospitalar e o que é mais importante: funcionam de maneira integrada, pois todos os dados da instituição são analisados com o apoio da inteligência artificial para assim promover uma medicina mais eficiente.
E você que é gestor de Tecnologia de Informação e atua no hospital sabe o quanto é importante tornar essa unidade de saúde totalmente digital. Afinal, quanto mais os sistemas se integrarem, mais praticidade as equipes que atuam no hospital terão, não é verdade? No entanto, sendo, de fato, um hospital digital e como se tornar um? Isso é o que você vai descobrir neste post. Confira!
O que é o hospital digital?
Como o próprio nome já diz, hospital digital é aquele que se difere dos demais devido à sua implementação intensa de práticas que se baseiam na tecnologia da informação (TI). Logo, para ser 100% digital ele não utiliza papel e toda a sua submissão e troca de dados são realizadas digitalmente.
Você que trabalha em um hospital, já sabe como é difícil organizar tantos prontuários físicos destinados à cada paciente. São pilhas e mais pilhas de papéis em um espaço que muitas vezes ocupa todo o andar da Unidade. Sem falar nos documentos e resultados de exames impressos. No hospital digital, tudo isso é diferente. Há uma integração entre o sistemas interno e externo.
O mais importante: quando o sistema é instalado por uma empresa que realmente entende do assunto, você conta com uma tecnologia segura e que promove a praticidade do dia a dia de quem trabalha nos setores. O hospital oferece o cuidado médico que o paciente precisa, com mais eficiência operacional e qualidade de atendimento.
Como se tornar um hospital digital?
Trace planos e metas
A primeira coisa a se fazer para tornar um hospital digital é traçar planos e metas. Isso será conforme o nível de digitalização que você deseja alcançar. Para isso, leve também em conta a estrutura da unidade e veja o que o hospital comporta.
Implante o prontuário eletrônico
Contrate uma empresa que ofereça um software de gestão hospitalar e implante o prontuário eletrônico. Ele é mais econômico, prático e rápido para manter o registro de cada paciente. Além disso, é um dos elementos básicos do hospital digital, pois facilita o trabalho para encontrar as informações do paciente a qualquer momento ou lugar.
Tenha o agendamento online
Para resolver problemas com agenda de consultas e exames tenha o agendamento online. Dessa forma, você eliminará problemas com grande volume de atendimentos solicitados, causando congestionamento de ligações telefônicas e resulta um tempo médio elevado de atendimento.
Integre os sistemas
O grande diferencial dos hospitais digitais é a integração dos sistemas. Eles influenciam tudo, desde a gestão ao serviço clínico. Além disso, impactam de maneira positiva cada ponto da instituição de saúde. Quando você integra toda essa parte do hospital, as informações de um setor podem ser acessadas pelos outros. Assim, é possível analisar indicadores a fundo e determinar padrões e até tendências.
Digitalize os documentos
Não dá para pensar em hospital digital se você não digitalizar os documentos. E essa digitalização deve ser segura. Para isso, conte com serviços que tenham a assinatura digital incluída. Só assim, você terá a certeza que todos os documentos estarão seguros.
Quais os benefícios do hospital digital?
- Você integra os setores;
- Você reduz custos;
- Você cuida dos dados do paciente;
- Você tem um conhecimento profundo sobre cada paciente.
Como você pode ver, não é tão difícil se tornar um hospital digital. Para isso, conte com a ajuda de uma empresa com as melhores soluções sem papel para você!