Hospital sem papel: 8 passos para se tornar um
Para que a sua instituição de saúde se torne um hospital digital é necessário ter uma certificação conhecida como HIMSS e seguir alguns passos que explicaremos neste artigo.
A tecnologia está aí para facilitar a vida das pessoas, principalmente o trabalho em hospitais e clínicas médicas. Com um hospital sem papel, você facilita os processos que vão desde ao agendamento de uma consulta a gestão hospitalar.
No entanto, para que a sua instituição de saúde se torne um hospital digital é necessário ter uma certificação conhecida como HIMSS e seguir alguns passos como explicaremos neste artigo. Confira!
O que é a certificação HIMSS?
Antes de você conhecer os 8 passos para se tornar um hospital sem papel, é preciso entender o que é a certificação HIMSS. Esse documento é fornecido pela associação internacional Health Information and Management Systems Society, que estimula o uso da tecnologia da informação na área da saúde.
A certificação reconhece os esforços e os avanços da sua instituição de saúde em relação à digitalização dos processos tecnológicos. No entanto, para consegui-la e se tornar um hospital sem papel é necessário implantar um bom sistema de gestão hospitalar e seguir alguns passos importantes como explicaremos no próximo tópico deste post.
Quais os passos para se tornar um hospital sem papel?
Para conseguir a certificação HIMSS e se tornar um hospital sem papel é necessário seguir oito passos:
Passo 1
Os hospitais que não possuem nenhum sistema clínico ou de departamentos instalado se encaixam nesse estágio. Nesse tipo de gestão hospitalar, você conta com o apoio das automatizações LIS (sistema para laboratórios), RIS (radiologia), PHIS (farmácia), destinadas à assistência e as informações online.
Passo 2
Nessa fase, a gestão hospitalar conta com sistemas digitais para laboratórios (LIS), radiologia (RIS) e farmácia (PHIS) instalados. Assim, você disponibiliza via Web os resultados dos exames dos pacientes.
Passo 3
No passo 3 ou terceiro estágio, você integra as informações como dados clínicos do paciente com o vocabulário do médico, sistema de apoio à decisão clínica e até troca informações entre diversas áreas utilizando um único sistema.
Passo 4
Nesse passo, a equipe de enfermagem faz uso do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), anota as informações e checa tudo por meio do sistema. É possível oferecer um atendimento mais completo devido à documentação clínica, da verificação dos erros no atendimento e na possibilidade da solicitação dos exames.
Passo 5
No passo 5, há um sistema que fica disponível em uma área assistencial hospitalar e que tem o objetivo de prescrever, solicitar exames e procedimentos (CPOE).
Passo 6
É nesse passo que você fará um investimento maior. Isso acontece porque o sistema Picture Archiving and Communication System (PACS) já faz parte da instituição. Com esse sistema, você poderá substituir os filmes radiológicos pelas imagens digitais de alta qualidade.
Passo 7
Essa é a fase mais difícil da implantação do hospital sem papel. É nela que todos os sistemas e requisitos citados anteriormente serão reunidos e acrescentados na documentação médica, no circuito fechado de medicação completo e no sistema de suporte à decisão clínica.
Nesta etapa, você terá os prontuários disponíveis em vários níveis organizacionais e o sistema de informações atenderá toda a instituição hospitalar. Também é possível fazer um registro completo da administração e uma checagem da medicação dos pacientes.
Passo 8
No sétimo passo, você terá todos os dados gerados para utilizar a inteligência artificial nos setores de ambulatório, internação, emergência, UTI e no centro cirúrgico.
Como validar os passos?
Para validar os passos é necessário preencher um questionário online sobre a utilização das tecnologias nos processos de gestão. Por meio das respostas, você entenderá tudo sobre classificação hospitalar nos níveis considerados pela HIMSS. Nessa etapa, você saberá quais instituições serão avaliadas nos estágios 6 e 7.
Se o hospital for aprovado, ele passará por uma etapa composta de 60 questões que vão abordar o uso das tecnologias pela instituição. Se aprovada, a instituição passará por mais uma fase. Os auditores da HIMSS conhecerão todo o hospital e poderão realizar entrevistas com os colaboradores.
Depois de passar por todas as etapas, você terá o resultado definitivo. Nessa fase, um relatório será estruturado e elaborado pelos auditores da HIMSS. A premiação para os hospitais acontece sempre durante algum evento oficial promovido pela instituição.
Agora que você aprendeu esses 8 passos para se tornar um hospital sem papel, você saberá quem poderá te ajudar nesse processo, não é verdade? Para começar, conheça as soluções da Green e veja se ela tem o que precisa para fazer do hospital onde você trabalha uma Unidade de Saúde digital.