Conheça as principais certificações e acreditações hospitalares e suas vantagens
As certificações e acreditações hospitalares se relacionam entre si, mas têm conceitos diferentes. Por isso, é importante entender os princípios de cada uma delas. Assim, é possível escolher qual fará mais sentido para a sua instituição de saúde.

Portanto, quando o hospital tiver as principais certificações e acreditações hospitalares será um sinal de que todos os processos funcionam adequadamente. Mas como saber quais as certificações e acreditações são mais importantes?
Neste post, explicaremos tudo que você precisa saber a respeito de certificações e acreditações hospitalares. Portanto, se você tem alguma dúvida sobre o assunto, siga com a leitura e fique bem informado com a Green Soluções sem Papel!
O que são certificações e acreditações hospitalares?
Certificações hospitalares
As certificações são um atestado de qualidade dos serviços. Elas focam em uma atividade específica e ajudam a conquistar um certificado de boas práticas clínicas, o que é excelente para o atendimento ao usuário.
Entre as principais certificações, podemos citar as emitidas pela ISO que destacam o atendimento ao cliente/paciente. Elas são consideradas um conjunto de procedimentos que visam as necessidades básicas das pessoas segundo os seus recursos disponíveis. Neste caso, os gestores estimulam seus funcionários e ajudam no relacionamento com os pacientes, possibilitando maior produtividade e eficiência em todos os processos.
Acreditações hospitalares
As acreditações hospitalares são processos que definem a assistência clínica e gerencial de uma instituição de saúde. No entanto, as acreditações não são obrigatórias, mas as instituições que utilizam essa titulação são consideradas de qualidade. Além disso, considera-se instituição acreditada aquela que corresponde todos os requisitos dos documentos técnicos propostos por empresas acreditadoras como a Organização Nacional de Acreditação (ONA).
Quanto às classificações da entidade com a acreditação, podemos dizer que a instituição poderá receber as seguintes acreditações: Acreditado (nível um), Acreditado Pleno (nível dois) e Acreditado com Excelência (nível 3). Um detalhe importante quanto a acreditação é que o processo pode ser renovado periodicamente e para isso a entidade precisa comprovar os mesmos requisitos da qualificação anterior, pois assim evitará perder a classificação.
Também é importante estar atento aos requisitos necessários para obter a validação e o investimento financeiro que ajudam a investir neste processo. Assim, os requisitos que serão avaliados se relacionam à organização pela eficiência dos processos como o uso efetivo do prontuário eletrônico.
Quais as principais certificações?
Veja a partir de agora as principais certificações hospitalares:
ISO 9000
A ISO 9000 é considerada uma das mais importantes certificações da rede mundial de padronização. Ela orienta sobre os sistemas de gestão e mostra as diretrizes que ajudam com a auditoria e o controle de riscos. Sobre a ISO, ela é considerada uma organização formada por representantes de 91 países com o principal objetivo criar e impulsionar o comércio de bens e serviços. Desta maneira, a certificação normaliza os produtos e serviços que serão utilizados.
Ela também é voltada para empresas e entidades de vários portes e colabora para que as organizações ofereçam um serviço de alta qualidade. No entanto, para que o hospital consiga a certificação, é necessário ter um projeto que garanta a implementação correta da norma.
OHSAS 18001
Essa certificação ajuda a reduzir acidentes e doenças ocupacionais. Ela também tem o principal objetivo de melhorar as condições de trabalho e o atendimento prestado ao paciente.
Além disso, investir num selo OHSAS 18001 é levar a instituição de saúde a um patamar de qualidade, pois tanto as acreditações quanto às certificações mostram que a instituição de saúde foca em um serviço de excelência.
Quais as principais acreditações hospitalares?
Organização Nacional de Acreditação (ONA)
A ONA é uma das principais entidades brasileiras de acreditação. Ela oferece três tipos de selos e para conquistá-los é necessário investir em aprimoramento de gestão. Também é importante pensar na segurança do paciente, nas melhorias de assistência médica e na valorização da marca.
Joint Commission International (JCI)
A JCI é americana e fornece acreditações que garantem a segurança e a qualidade no cuidado do paciente. Portanto, todas as informações obtidas na instituição de saúde atualizam os princípios da acreditação.
Desta forma, garante que os hospitais tenham as mais elevadas técnicas e procedimentos de itens como protocolos de tratamento e procedimentos. Além, é claro, de controle de infecções, manutenção de equipamentos e infraestrutura hospitalar.
Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS)
Considerada uma organização mundial sem fins lucrativos, a HIMSS otimiza a assistência à saúde por meio das tecnologias, como a de informação e tecnologia em saúde. Só as instituições com o prontuário eletrônico podem receber esse selo.
Accreditation Canada International (ACI)
A ACI prioriza a acreditação, a qualidade e a alta performance na governança clínica e na medicina que se baseia em evidências e diminuição da sobrecarga de trabalho. A prioridade desta acreditação é o entendimento dos processos e a exclusão de qualquer padrão que não gere valor.
National Integrated Accreditation for Healthcare Organizations (NIAHO)
Essa visa os resultados assistenciais eficientes e eficazes. Ela é uma organização com normatizações e âmbito de segurança patrimonial, gestão do corpo clínico, assistencial, centralizada na obtenção de resultados eficientes e eficazes.
Essa acreditação se diferencia das outras pela ênfase na segurança predial ligada à proteção à vida, à gestão de riscos e à saúde do paciente, ao planejamento de alta e a avaliação rígida do corpo clínico.
Quais as principais vantagens em conquistar certificações e acreditações hospitalares?
Há várias vantagens em conquistar certificações e acreditações hospitalares. Veja:
Diminui o retrabalho
Quando a instituição de saúde segue uma metodologia, ela evita erros e gastos com o retrabalho. Portanto, as certificações e as acreditações são importantes para a instituição de saúde.
Integra os setores e os processos
As instituições de saúde possuem um sistema formado por várias partes. Com a acreditação, todos os setores trabalham com o mesmo objetivo.
Melhora os processos hospitalares
Tanto as certificações quanto as acreditações visam a melhoria dos resultados assistenciais e da segurança do paciente.
Controla os processos
Com a acreditação, há uma visão geral do processo onde permite maior controle e organização dos resultados.
Dá credibilidade à instituição
Com as acreditações hospitalares você ganhará mais credibilidade de médicos e pacientes.
Reconhece a existência da instituição hospitalar
As instituições que possuem a acreditação passam a ser reconhecidas por sua excelência em qualidade.
Identifica os riscos
Ajuda a corrigir os erros antes que eles aconteçam.
Como a Green pode ajudar a conquistar seus objetivos?
A Green tem soluções voltadas para a gestão das organizações. Uma delas é o prontuário digital que transforma as informações da assistência dada ao paciente em documentos digitais e integra a instituição a uma tecnologia voltada à gestão da saúde.
Também precisamos falar do sistema de digitalização de documentos, que acaba com o uso de papel nas instituições de saúde e facilita o trabalho do gestor e da equipe médica.
Outro detalhe importante é a centralização das informações, por meio da Gestão Eletrônica de Documentos (GED), que centraliza as informações e remove os registros médicos em papel, transformando-os em imagens eletrônicas.
A GED também ajuda a transformar a instituição de saúde tornando-a mais eficiente e de qualidade, pois o gestor tem todas as informações que precisa em um único lugar e ao alcance, na hora que quiser. Você conheceu neste conteúdo todas as certificações e acreditações hospitalares e suas vantagens. Portanto, a partir de agora, já sabe a importância de conquistar cada uma delas, não é verdade? Também mostramos como a Green pode ajuda a conquistar seus objetivos.
