Faturamento digital hospitalar: o que é e como funciona?
Modernizar os setores, como o financeiro, é importante para você facilitar e ter mais controles dos processos. Mas o que é isso e como ele funciona? Confira!
A tecnologia tem ajudado muito na gestão das instituições. E isso não é diferente com os hospitais. Modernizar os setores, como o financeiro, é importante para você facilitar e ter mais controles dos processos. E uma das soluções é o faturamento digital hospitalar.
Mas o que é isso e como ele funciona? Neste post, vamos esclarecer suas dúvidas sobre o tema. Ficou interessado? Então, siga com a leitura!
O que é faturamento digital hospitalar?
É o processo digital responsável pela confecção das contas hospitalares do paciente. No faturamento digital hospitalar, você analisa as contas do paciente, verifica o que foi gasto em cada procedimento para depois encaminhar para a operadora de plano de saúde e receber.
Por que o faturamento do hospital deve ser automatizado?
Em primeiro lugar, o faturamento digital hospitalar agiliza os processos. Com ele, você pode automatizar os dados cadastrais, emitir documentos e tornar a rotina dos colaboradores da unidade hospitalar mais dinâmica. Os profissionais não perderão tempo com anotações, cálculos ou papéis.
Outro detalhe importante é que com o faturamento hospitalar digital, você reduz glosas hospitalares. A glosa é o não pagamento, por parte da operadora, de procedimentos, valores, materiais, medicamentos, diárias e demais serviços. Elas indicam que a cobrança não está de acordo com o que está na conta ou o que foi pactuado com a operadora.
Como o faturamento digital hospitalar funciona?
Crie uma recepção digital
Antes de pensar no faturamento digital hospitalar, é preciso implantar a recepção digital. Na recepção será feita a captura dos dados do paciente. Todas as informações são digitalizadas e indexadas em um HIS. Além disso, o hospital poderá capturar essas informações por meio de um tablet e você não terá mais que usar papéis nessa recepção.
Faça a gestão do prontuário do paciente
Com um SAME digital, você faz a gestão do prontuário do paciente. A Green propõe uma solução inteligente. Os prontuários dos pacientes são digitalizados e indexados em pastas digitais.
Assim dá para organizar e gerenciar pastas de atendimento, evolução do tratamento e prescrição. Também é importante destacar que o SAME Digital da Green tem um certificado ICP Brasil, que autoriza o descarte dos prontuários dos pacientes.
Tenha um prontuário digital
No prontuário digital, você tem todas as informações do paciente. Dá para pesquisar pelo nome, número da conta do paciente ou data de atendimento. Você pode fazer um prontuário pelo tablet, computador médico ou na hora do atendimento.
Outra vantagem é que com o prontuário digital não precisa imprimir os documentos. Ele é certificado na nuvem. O médico só terá que emitir um único EPJ. E o mais importante, essa solução tem a certificação de validade jurídica, ou seja, você opera dentro da lei.
Faça a auditoria externa
Com soluções inteligentes, como a que a Green apresenta, você automatiza todo o processo de auditoria externa do seu hospital. Ao invés do auditor pegar as contas do paciente e o prontuário de papel, ele fará tudo por um portal.
Terá um login e uma senha para auditar todas as contas que desejar. Depois do consenso das auditorias internas e externas, as informações serão encaminhadas para a Gestão Inteligente de Faturamento (GIF), para que sejam encerradas.
Com tudo isso, você terá uma alteração automática do faturamento do hospital que será feita por meio de um portal. As informações sobre os procedimentos poderão ser alteradas sempre que forem necessárias.
Você também terá as informações das auditorias internas e externas, e a captura automática da conta do paciente. Em seguida, será enviado um relatório da auditoria para a operadora do plano de saúde.
Implante uma Gestão Inteligente de Faturamento
É importante você ter uma Gestão Inteligente de Faturamento (GIF). Dentro dessa gestão, a auditoria interna poderá alterar a quantidade de procedimentos realizados em cada paciente. Quando essa etapa é encerrada, a conta do paciente também será fechada. Como soluções, a Green propõe:
- Automatizar a auditoria;
- Propor uma contagem da auditoria de enfermagem;
- Auditar de forma eletrônica;
- Analisar por gabarito;
- Interagir com o SAME Digital.
Trabalhe com a remessa digital
E por último, trabalhe com a remessa digital. Ela é a disponibilização de tudo que gerou valor na conta do paciente. Procedimentos, quantidades de medicamentos utilizados no tratamento do paciente e valores deverão constar nessa remessa. Quer um exemplo?
A partir do momento que o paciente é internado, tudo que o médico utilizar em seu tratamento, deverá constar na documentação desse paciente. Depois do malote ser auditado, ele deverá ser enviado para a remessa digital, para que o hospital possa cobrar essa conta ao convênio do paciente. Essa solução é integrada com o sistema do hospital e nessa etapa, a glosa é eliminada.
Agora você aprendeu o que é faturamento digital hospitalar, não é verdade? Caso queira tornar o seu hospital sem papel, busque por uma empresa que possa te oferecer soluções inteligentes!